Tomilho - o óleo essencial da coragem...

O  tomilho, que vem do grego “Thym”, que significa “humor”, é originário da Pérsia e Egito. Foi introduzido na região mediterrânea pelos monges beneditinos. Cada vez mais frequentemente utilizada para a culinária. Entretanto, os produtos produzidos a partir da planta contém importantes propriedades que podem ser utilizadas para combater problemas relacionados à saúde. 

Fortifica os pulmões durante o tratamento de resfriados, tosses e inflamações de garganta, especialmente em casos de amigdalite, laringite, faringite, bronquite, coqueluche e asma. Aquece o corpo e ajuda a liberar o catarro. Fortalece os nervos e ativa as células de cérebro, estimulando a memória e favorecendo a concentração. Funciona como revitalizante e combate sensações de esgotamento e depressão. Também pode ser utilizado no tratamento de bloqueios mentais e traumas.

Ajuda na cura da anorexia, celulite, eczema, pé de atleta, dermatite, picadas de insetos, e outras infecções. Pode também pode ser usada para eliminar o mau hálito e como desodorante corporal. Ativa a circulação sanguínea e eleva a pressão arterial em caso de hipotensão. Pode ser usado para tratar reumatismo, gota, artrite e ciática, pois seu efeito estimulante e diurético facilita a remoção do ácido úrico. Quando usado em compressas, pode reduzir os inchaços e dores causados pela artrite. Pode conter a hemorragia nasal.

É estimulante digestivo e anti-séptico intestinal, especialmente eficaz no tratamento de infecções gástricas, ajuda a expelir parasitas intestinais e atenua a dispepsia. É benéfico para os casos de digestão difícil e gases, além de dores de cabeça resultantes de problemas gástricos. Como anti-séptico urinário, pode ser útil no tratamento da cistite. 

O óleo essencial de Tomilho é emenagogo: As mulheres devem estar muito interessadas nessas propriedades, já que estão sempre em busca de algo que pode aliviar as dores da menstruação, períodos irregulares e menopausa prematura. Elas encontram alívio neste óleo. A menstruação desce, alivia os sintomas como dor abdominal, fadiga, náuseas, depressão e diminuição da pressão arterial que estão associados com a menstruação. Retardar a menopausa, mantém assim as mulheres mais saudáveis, felizes e férteis por mais tempo. O óleo essencial faz tudo isso, estimulando a produção de certos hormônios como o estrogênio. Parece amenizar problemas menstruais como fluxo escasso e leucorréia. Pode ser útil no parto - agilizando o trabalho de parto e a expulsão da placenta - uma ação purificadora que também pode ajudar em casos de aborto espontâneo. 

Se você for vítima dos sintomas da tosse por um longo tempo utilizar os antibióticos pode tornar as bactérias resistentes a estes, então você pode querer dar a este óleo essencial uma chance.  Ao contrário de quando utilizamos antibióticos potentes, você não precisa se preocupar em arriscar a saúde de seus rins, coração, fígado, estômago e os olhos com este óleo. Ele é capaz de curar infecções no tórax (pulmões, dos brônquios, da laringe e faringe) e parar a tosse. Basicamente, estimula a ação dos leucócitos e ajuda o organismo a reagir contra as doenças e a deter a propagação de germes. 

É benéfico para o sistema imunológico. Conhecido com o “Óleo Essencial da coragem”, traz força e coragem para o posicionamento, combate a fraqueza e a falta de ânimo, despertando o guerreiro interior. Auxilia em momentos onde a situação parece ser intransponível ou que sentimos que não conseguiremos dar conta. 

O Shambhala Spa recomenda e comercializa os óleos essenciais da BySamia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Medicina Tradicional Chinesa - foco na saúde...

Massagem - o poder do toque...

Shabu Shabu - um fondue mais saudável...